O Ano da Vida Consagrada

O Ano da Vida Consagrada ajudou-nos a compreender melhor que a consagração não é exclusiva dos religiosos e das religiosas. A entrega total ao Senhor na Igreja, para a construção do Reino, é a vocação de todos os cristãos.

No entanto, a Vida Religiosa Consagrada (VRC) é um dom precioso, um presente que Deus faz a toda a Igreja. A VRC, repete o Papa Francisco, “nasce na Igreja, cresce na Igreja, está totalmente orientada para a Igreja”.

A VRC torna mais visível a vocação à santidade de todos os cristãos. É como a ponta do iceberg que emerge no oceano da Igreja de Cristo. É a seta que indica a meta comum de toda vocação cristã. Os votos de pobreza, castidade e obediência que os religiosos e as religiosas professam são como avisos de utilidade pública, que advertem todos os cristãos dos perigos que devem enfrentar na caminhada da vida cristã: a cobiça dos bens materiais, o culto idolátrico ao prazer, a sedução do poder.

No imaginário popular, entrar na VRC é “fechar-se em um convento”. Quando um(a) jovem decide entrar na VRC, não falta quem lhe diga: “Você pode fazer o bem e ajudar os pobres, sem deixar a família, o emprego, a namorada ou o namorado, os amigos e as diversões que o mundo te oferece”. 

Ao contrário, aos jovens que Deus dá capacidade e vontade de radicalizar sua vocação cristã, haveria que lhes dizer: “Não te feches nos limites do namoro, da família e do emprego. Abre-te para os horizontes mais amplos do amor, do serviço de Deus, da solidariedade humana”.

A VRC, bem vivida, é a radicalização da vocação evangélica. Ela nos lembra que toda vocação cristã deve ser vivida no horizonte da missão de Cristo e da Igreja, na disponibilidade para um amor maior, para o serviço dos pequenos, dos pobres, dos excluídos dos banquetes que o rei Baltasar oferece aos dignitários da corte das Babilônias de ontem e de hoje.

O Papa Francisco, desde o início do seu pontificado, tem manifestado o seu desejo de tornar a Igreja mais “pobre e para os pobres”. Na sua recente viagem à África, declarou que, entre os pobres, sente-se “em casa”, e exaltou a dedicação dos missionários que vivem entregues ao serviço dos pobres.

Agradeçamos ao Papa Francisco ter nos lembrado o valor da VRC, que “exprime a natureza íntima da vocação cristã e a tensão de toda a Igreja-Esposa para a união com o único Esposo” (Carta Apostólica às pessoas consagradas, por ocasião do Ano da Vida Consagrada, 21 de novembro de 2014).

Luís González-Quevedo, SJ

luisquevedosj@gmail.com

A ilustração da capa é o autor e um grupo de Servas de Maria Imaculada, Ivaí/PR, outubro de 2001

Compartilhar

LEIA MAIS

28 fev 2026

DIOCESE DE ITAPEVA

27 fev 2026

CLERO DE SANTOS

16 fev 2026

CLERO DE SOROCABA

12 fev 2026

CLERO DE JUNDIAÍ

04 fev 2026

EE 30 Dias Corridos – 02 a 31/01

31 jan 2026

EECC 08 Dias de 22 a 30/01/2026

28 jan 2026

EE Para Jesuítas

23 jan 2026

EE 30 Dias em Etapas – 2ª Etapa

23 jan 2026

EECC 08 Dias de 12 a 20/01/2026

14 jan 2026

CAP 1