31/07

Santo Inácio de Loyola (1491-1556)

santo_inacio_de_loyola

Fundador da Companhia de Jesus

Iñigo López de Loyola pertencia a uma família da baixa nobreza basca, mas aspirava a um status mais alto. Estando a serviço do vice-rei de Navarra, foi ferido na perna por uma bala de canhão (Pamplona, 1521). Durante a longa convalescença em Loyola, dedicou-se à leitura de vidas de santos e experimentou uma conversão interior que o levou a pôr-se a serviço do Rei eterno. Iniciando um novo estilo de vida na pobreza, peregrinou ao santuário mariano de Montserrat. Em Manresa viveu uma intensa experiência experiência espiritual. Rechaçado na Terra Santa, depois de muitas andanças, chegou a Paris para estudar. Aí encontrou os primeiros companheiros que o acompanhariam na aventura de buscar a Deus. Não tendo podido ir à Terra Santa, puseram-se à disposição do Papa. Surge assim a Companhia de Jesus.

Eleito Superior Geral, passou o resto de sua vida dirigindo a Companhia, desde seu minúsculo quartinho romano, através de cartas e da elaboração das Constituições, em meio a profundas experiências místicas. Morreu sozinho em seu quarto no dia 31 de Julho de 1556.

Foi canonizado pelo Papa Gregório XV em 1622.

“Estar presente diante de Jesus me fortalecia e cicatrizava todas aquelas feridas morais de minha vida passada. Comecei a criar novas formas para romper de uma vez por todas com as antigas atrações mundanas e colocar Jesus, e só Ele, no centro de minha vida, como único Senhor de Deus.”