Apóstolo do Coração de Jesus
Nasceu numa localidade do sul da França. Aos 17 anos entrou na Companhia e aos 27 foi ordenado padre. Durante a Terceira Provação sentiu o apelo de fazer voto privado de cumprir as regras da Companhia da maneira mais exata possível.
Destinado a Paray-le-Monial, onde havia um convento das religiosas da Visitação, entrou em contato com Margarida Maria Alacoque, cuja vida mística despertava desconfiança em suas irmãs. Convencido da genuinidade dessa experiência mística, tornou-se propagador da devoção ao Coração de Jesus. Após três anos, os superiores o enviaram à Inglaterra que continuava a perseguir os católicos, mas fora permitido ao Duque de York ter uma capela no palácio. Claudio veio a ser acusado de traição contra o rei e feito prisioneiro. Depois de um mês, foi deixado em liberdade e voltou à França, mas sua saúde estava definitivamente comprometida. Foi enviado como espiritual dos estudantes jesuítas em Lyon, mas logo depois transferido para Paray-le-Monial, onde veio a falecer aos 41 anos em consequência de tuberculose.
Canonizado pelo Papa João Paulo II em 1992.
“Sagrado coração de Jesus, ensinai-me o perfeito esquecimento de mim mesmo; este é o caminho pelo qual se pode ter acesso a Vós. Tudo que fizer no futuro será vosso, fazei que não faça nada que vos desagrade. Ensinai-me o que devo fazer para chegar à pureza de vosso amor, cujo desejo vós me inspirais.”