Vila Kostka

FAZER LOGOUT DO ADMIN

Cartas de itaici


Princípio e Fundamento da Vida Humana (1) (EE23)

O ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir
a Deus nosso Senhor e, assim, salvar-se…
EE 23

Assim começa Inácio o seu “Princípio e Fundamento”, que ele propõe à consideração do exercitante, como que focalizando a meta da sua caminhada. Em tempos de fé difusa, como naqueles em que viveu o nosso santo, a afirmação era evidente por si. Acontece que vivemos numa época de ateísmo difuso! Mesmo os que creem duvidam… Muitos criticamos a Deus, e implicitamente achamos que teríamos feito um mundo melhor se fôssemos os criadores…

E o mundo “é” criado! Não “foi”, não! O mundo “está sendo” criado neste exato segundo! Está como que “pendurado” numa pequenina fração do tempo, entre o passado, que já não existe, e o futuro, que ainda não existe!

Mas, se tudo é tão passageiro e precário, segundo os críticos severos da Criação, então isto tudo não pode se sustentar sozinho! Percebemos sua Mão sustentando a existência do Universo. Ele está sempre fazendo o mundo acontecer e ir adiante! Na verdade Ele é o “doador de chance”: Ele dá chance ao que é passageiro, ligeiro, frágil de ser e evoluir!. Dá chance até ao barro de se tornar gente, e à gente de se tornar filhos e filhas d’Ele!

Escreve John Polkinghorne, físico teórico e clérigo anglicano, professor da Universidade de Cambridge, na Inglaterra: “Há uma concepção atual estranha de que a fé é uma questão de fechar os olhos, cerrar os dentes e acreditar em coisas impossíveis… De forma alguma! A fé é um salto para a luz, não para a escuridão! A fé envolve o compromisso com o que aprendemos para poder aprender e compreender mais! É preciso fazer isto na ciência. É preciso confiar que o mundo físico faz sentido e que sua teoria atual lhe dá alguma ideia de como ele é, a fim de fazer progressos… Você nunca verá nada se não arriscar um pouco!”.

Sim, mister John! Por isso Abraão é o pai dos que têm fé: muçulmanos, cristãos, judeus! Ele arriscou! Saiu da sua terra e foi! E veio, e chegou! “Deu certo!” A fé “funciona”! Ela se mostra nas obras, façanhas de Deus conosco!

Valeu, Pai Abraão! Sua caminhada de homem de fé responde aos que vagueamos sem fé! Dá esperança para sairmos em busca! E os Exercícios Espirituais são um itinerário privilegiado, aprovado por milhares de peregrinos nestes últimos quinhentos anos! Sim, Pai Abraão, “por ti são benditos todos os clãs desta terra” (Gn12,3)! Creste em Deus, e isto te conduziu pelo caminho da justiça (Rm 4,3; Tg 2,23; Gn 15,6).

Rezemos, então, com John (op. cit., p. 30), seguindo os passos bem-sucedidos de Abraão, olhos firmes no Deus nosso e deles:

Senhor, agradecemos pelas riquezas de tua criação. Ajuda-nos a sermos verdadeiros, nobres, justos e puros, rejubilando-nos por teus presentes para nós e fiéis em nossa vida.


E  X  E  R  C  Í  C  I  O  :

O fundamento das nossas vidas

Deus criou o ser humano à sua imagem…
Gênesis 1,27

Acalmo-me! Inicio este exercício dando-me conta das sensações das diversas partes do meu corpo, da cabeça aos pés. Presto atenção ao meu respirar: o ar que entra pelas minhas narinas e volta aquecido. Respiro normalmente, sem tentar controlar a respiração que me traz vida.

Tendo chegado ao recolhimento, aceito a respiração como dom, um presente que significa vida, símbolo da vida, que Deus Criador me oferece constantemente. Posso mesmo colocar em cada expiração a minha oferenda, a minha gratidão a Deus que me dá o ar e a vida.

Rezo: peço a graça de me sentir criatura pensada, querida, amada e, por isso mesmo, chamada à existência!

Leio o versículo de Gênesis 1,27: “Deus criou o ser humano à sua imagem. À imagem de Deus ele o criou. Homem e mulher ele os criou”. Solene pronunciamento este das Escrituras!

Deixo repercutir em mim também Gênesis 2,7: “Então Javé Deus modelou o homem com o barro do chão, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem se tornou um ser vivo”.

Aprofundo esta verdade, numa leitura orante do texto de Eclesiástico 17,1-13.

O homem é imagem de Deus Pai pelo Filho no Espírito Santo. Leio, pausadamente, Colossenses 1,15-23.

Deus mesmo, em Jesus, se fez humano, “pois n’Ele — em Jesus Cristo — habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade” (Cl 2,9).

Diz Santo Ireneu: “A glória de Deus é o homem vivo, a vida do homem é a visão de Deus”.

E o Senhor Deus criou o homem livre e a liberdade é dom e risco. Ajudo-me lendo Deuteronômio 30,15-20.

Agora, trago ante meus olhos da imaginação pessoas que eu conheço. Penso em mim também. Sinto-me “imagem de Deus”? Consigo ver traços da “imagem de Deus” nas pessoas que trouxe à memória?

Reflito e rezo para tirar algum fruto.

Vou concluindo a oração num diálogo de maior intimidade com o meu Criador, louvando e agradecendo o dom da vida. A sua resposta, resposta de Consolador, vem no shalom, a sua paz que aquieta e aquece o coração.

Posso servir-me do Salmo 8, apropriando-me das palavras inspiradas, que estão lá à minha disposição, para o meu maior bem: “Deus e Senhor nosso, como é poderoso o teu nome por toda a terra…”.

Revendo, oportunamente, este meu encontro com Nosso Senhor, vou anotar o que me parece mais importante para crescer no seguimento dele, Jesus, o Fundamento, o Primogênito, o Novo Adão.

Texto retirado do livro Cristo "Mais conhecer, para mais amar e servir!" - Edições Loyola - 2010
Autores: Maria Fátima Maldaner, SND / Pe. R. Paiva, SJ